quase tudo que é preciso saber sobre saúde fora do país – parte 3


Diamantina (MG), 09 de fevereiro de 2011

Promessa é dívida e vamos agora concluir o tópico “saúde”. Já é o terceiro post sobre o tema, o que reflete o tamanho da nossa preocupação e da preparação necessária. É como seguro de carro. Tudo o que você quer é que todo o esforço seja desnecessário. Mas, não dá pra contar com a sorte por tanto tempo. Para encerrar o assunto, falaremos de como estamos nos preparando para o caso de tudo mais dar errado. Para as situações mais graves, seguro e plano de saúde. Para as mais simples, algumas dicas de como lidar com os contratempos.

Plano de saúde

Normalmente, a preocupação em uma viagem é apenas com o seguro de saúde. Ninguém quer dobrar o orçamento das férias em função de algo inesperado e muito menos ficar desassistido longe da segurança da sua casa e família. A questão é que se o problema for realmente sério, o seguro cobrirá apenas o emergencial e fará o possível para lhe mandar de volta ao Brasil o quanto antes. E nós, como a maioria das pessoas, tínhamos nossos planos de saúde ligados aos nossos empregos – que já não existem mais. Pensando na remota possibilidade de acontecer algo grave e na má qualidade do serviço público de saúde brasileiro, fizemos um plano mesmo não estando no País. Procuramos por um em que o seguro internacional estivesse atrelado. É um investimento para o qual nossa maior torcida é que não dê retorno algum. Esse é o dinheiro que queremos ver desperdiçado!

Como lidar com problemas

Se os casos graves são improváveis, os pequenos distúrbios são um fato praticamente certo. Afinal, quem já passou um ano inteiro ileso? E para isso, valem as recomendações a seguir, seja para um mochileiro cruzando o mundo ou para quem está convalescendo em casa mesmo. As dicas são as seguintes:

Diarréia: Não comer alimentos sólidos, não “prender” o intestino e tomar muita água. De preferência, soro caseiro (um copo de água, açúcar e uma pitada de sal). Se der febre, antitérmico. Se não melhorar em 24hs, iniciar antibiótico. Outras 24hs sem melhoras ou se vier acompanhada de febre alta, vômitos intensos e tonteiras, médico.

Infecção urinária: Muita água e suco de frutas cítricas (vitamina C). Analgésico específico para as vias urinárias. Se durar mais de 24hs, antibiótico. Outras 24hs sem melhoras ou se vier acompanhada de febre e dor nos rins, médico.

Dor de ouvido: Não usar cotonetes! Limpar com o dedinho mesmo, envolvido em um lenço de algodão. Pingar remédio e tomar analgésico quando necessário. Se vier acompanhado de febre e coceira intensa, médico.

Alergia alimentar (coceira, urticária e vermelhidão pelo corpo): Antialérgico. Se não começar a melhorar em 2hs ou vier acompanhada de dificuldades para respirar, médico. Alergias e infecções dermatológicas: Friccionar Quadriderme creme.

Picadas de insetos: se os sintomas forem locais, tratar como uma alergia dermatológica. Sintomas mais intensos e gerais, proceder como uma alergia alimentar.

Como já falamos, contamos com o forte apoio do pai da Letícia e temos esses e outros cuidados ainda mais detalhados. Se alguém estiver se preparando para alguma aventura, pode entrar em contato para passarmos o material mais completo.

2 comentários em “quase tudo que é preciso saber sobre saúde fora do país – parte 3

Adicione o seu

  1. Ola, estou amando o blog de vcs!! que viagem linda!
    no dia 12 de fevereiro inicio minha viagem pela Asia, com duracao de 7 semanas, e gostaria de saber se voces podem encaminhar o material sobre saude (o completo).. passarei por Tailandia, Vietnam, Camboja, Laos, Malasia, Cingapura e Bali.. to com uma sacola de remedio para tudo, conforme as orientacoes que recebi do irmao de uma amiga que eh medico.. mas informacao nunca eh demais. Os unicos problemas que tive em minhas viagens foram: tosse alergica, alergia na pele (de carne de carangueijo), diarreia.. kkkkk.. nao preciso de mais nada neh, jah ta bom isso tudo!. kkkk..

    1. Ana, desculpe a demora pra responder… Estivemos longe do blog por umas semanas. Subimos 3 posts sobre saúde, esse é o material “completo”. Vc chegou a ver os 3? Mta sorte na sua trip e aproveite!!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: