novos baianos na holanda

em

Roma, 16 de junho de 2011

Acordar tarde, fazer torradas pro café da manhã, ir à feira e dar uma volta de bicicleta. Na semana em que passamos na Holanda, os momentos de turistas se misturaram a uma tranquila rotina doméstica. “Vivemos” esses dias com o Bob, um holandês muito bem humorado que abriu sua casa pra nos receber. Não só a nós dois, ao todo éramos seis pessoas na casa, espalhadas no quarto de hóspedes e na sala no melhor estilo “novos baianos”, usando e abusando da enorme hospitalidade do nosso anfitrião. Desde o começo ficou claro: era pra “se sentir em casa” e assim nós fizemos!

Os novos baianos...

 

Passeio de bicicleta com as casas cubo ao fundo

Ficamos hospedamos em Rotterdam, abaixo do nível do mar como outros 40% do País.  A cidade tem uma cara bem moderna, com prédios inovadores como as famosas Casas Cubo e abriga o maior porto marítimo da Europa. As construções antigas foram destruídas por bombardeios durante a 2ª Guerra Mundial, mas, apesar disso, também tem jeitão de Holanda, com ruas pacatas correndo ao lado dos incontáveis canais e praças com cafés pra curtir os dias de sol.

Fazendo feira em Rotterdam

 

Um dos poucos prédios que sobreviveu ao bombardeio na região do porto

O Bob é namorado da Flávia, uma amiga que mora em Paris, mas assumiu de corpo e alma o papel de anfitriã e nos tratou de forma encantadora. Ficamos super agradecidos por toda atenção e carinho que recebemos! Também estava lá a Paula, irmã da Flávia e super amiga da Letícia desde a faculdade e do Fred há algum tempo. É especialista em Amsterdam e excelente companhia pra qualquer viagem ou visita ao Rio de Janeiro. Completando a trupe, seu namorado Marcos, um cara gente fina e companheiro pra uma (ou mais) cervejinhas.

Mais um dos belos jantares preparado pelo Bob
 

A casa tem uma excelente varanda que se debruça sobre um canal. Foi lá que passamos alguns dos nossos melhores momentos rindo e jogando conversa fora. Já na mesa da sala, nós deliciamos com o café da manhã que a Flávia deixava no jeito e com os excelentes jantares preparados pelo Bob. Foi muito bom dar uma pausa no ritmo alucinante de viagens e relaxar um pouco. Porém, é claro que a gente também saiu pra dar algumas voltas!

 

It's a lovely lovely balcony...

 

Fomos a Madurodam, uma Holanda em miniatura que fica em Haia. Pra quem gosta de maquetes, é um lugar de sonhos. Uma área enorme com reproduções perfeitas das principais cidades, pontos turísticos ou cenas simples e típicas do País. Uma população de 60.000 bonecos vive em mundo perfeitamente reproduzido a partir da realidade em uma escala 25 vezes menor do que a real.

Campo de tulipas

 

Centro histórico

 

E a única coisa que não estava em escala reduzida era esse tamanco. Muito pelo contrário...

 

E como não poderia deixar de ser, fomos a Amsterdam. As ruas arborizadas junto aos canais, os excelentes museus de fama internacional, a Red Lights – talvez a mais conhecida zona de meretrício do mundo – e seus famosos coffeeshops tornam Amsterdam um enorme pólo turístico. E a cidade faz por merecer tantos visitantes. É um charme, com suas casinhas antigas (muitas deles assustadoramente inclinadas pra frente ou para os lados) e seu espírito acolhedor.

Com a nossa guia Paula

 

 

Showzinho na rua

A Holanda é extremamente organizada e progressista. Reflexo de um povo pragmático e de cabeça aberta. Pra um País de dimensões tão pequenas, tem em seu currículo feitos extraordinários ao longo de sua História. É reflexo disso a excepcional qualidade de vida de suas cidades. Em um lugar em que o principal meio de transporte é a bicicleta, o holandês parece ter uma compreensão acima da média de que “modernidade” está mais ligada à forma de pensar do que a meras invencionices tecnológicas.

14 comentários Adicione o seu

  1. Luciana Roldão disse:

    Oie!!! Muito bom saber q está aproveitando e se divertindo muuuuuuuuuuuuuuuuuuuito! saudades! bj

    1. Oi, Lu! Q ótimo receber sua mensagem! Sempre tenho notícias suas e parabéns pela Isabela! Eu acho esse nome lindo!! Beijos

  2. iliana maria michel domingues disse:

    De:Mama, e sogrinha.
    Que cara boa esta visita na Holanda. Chegando o niver dia 23 onde será???
    Notícia boa. Achei um tratamento chamado MCKENZIE*, veja depois na Internet. Me parece que com êle posso me livrar da cirurgia na coluna,A melhora é incriível. É uma nova visão das razões da doença e cura. Estou esperançosa.
    Beijos .

    1. Que ótimo!!! Estamos em Cinque Terre, na Itália e o niver será aqui. Amanhã eu ligo pra receber os parabéns e saber melhor dessas novidades q me deixaram cheio de alegria! Beijão!!!

  3. Flavia disse:

    Êêêêêêêêêêêê!!!! Adoramos a visita de vocês e o Bob agora não para de falar “mineireis”: “brigaderin”, “cigarrin”!!! Pena que vocês não puderam vir à Paris… Mas fica pra proxima viagem :)

    Continuem aproveitando a viagem e se precisarem de qualquer coisa podem contar comigo! Em qualquer lugar do mundo!

    Beijos Flavia e Bob

    1. Ué, esperemos mesmo reencontrar em algum lugar! Já contamos mto com vc, estamos super agradecidos. Foi ÓTIMO!!! Mande um enorme abraço pro Bob. Beijos!

  4. Ahhhh que legal!!!
    Estau na holanda em agosto!
    Sorte nas próximas viagens!!!

    1. Valeu, Danielle! Boa viagem pra vc tb!!

  5. Maria disse:

    Oii Let

    Ah que lindo, essa sua viagem está um espetáculo. So fico babando aqui com esses lugares maravilhosos e seus textos que são uma delicia de ler. Parabéns e curta muito mesmo.
    Bjs

    1. Vindo de uma blogueira de sucesso como vc, é uma honra! A gente espera um dia chegar numa fração do que vc tem! rs… Bjos

  6. Leandro e tatiana disse:

    Nota 10 gente!

  7. Paula disse:

    eeeehhhh!! Luxo, luxo!
    Beijo grande e continuem aproveitando muito.
    Paula

    ps: pq a Flavia aparece mais do que eu?

    1. Hahaha! Eu sabia que vc ia reclamar… Ué, quem mandou chegar atrasada???!!
      Amiga, aproveite o finalzinho das suas férias… e para de reclamar! rsrsrs…
      bj!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s